Sobre o curso
O curso de Educação Física é muito importante na área da Saúde e tem como objetivo capacitar o aluno a promover o bem-estar e a qualidade de vida através da atividade física.
E com a preocupação da população por uma vida saudável, a carreira do profissional de Educação Física tem ganhado força com um repertório que vai além da programação de treinos e apoio na execução dos exercícios, exigindo também o entendimento sobre anatomia, fisiologia e outras disciplinas similares.
Formas de ingresso
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2° Graduação
Objetivo
Nosso objetivo é formar profissionais éticos e generalistas, com uma sólida e coerente base científica para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais com a promoção da atividade física, compreendendo o desenvolvimento humano desde seu nascimento até a vida adulta, e através dessa formação propiciar à sociedade adotar, manter e/ou recuperar um estilo de vida ativo e saudável, a fim de que se aproprie de aspectos preventivos e recuperativos, focando a qualidade de vida e o bem-estar.
Perfil de Egresso
O Bacharel em Educação Física, será um profissional com capacidade de desenvolvimento de crítica e reflexão, apto a atender com propriedade do assunto às questões relativas à saúde no seu âmbito de formação, à cultura e à sociedade, atuando em motricidade ou movimento humano; à cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.
Campo de Atuação
As formas de atuação do profissional de Educação Física, cada vez mais, apresentam diversificação. Os profissionais participam, nesse sentido, desde a formulação e implementação de programas de intervenção, até nas atividades diferenciadas voltadas ao desenvolvimento de atividades motoras, que variam de acordo com as metas, população e a natureza das atividades.
A atuação profissional pode estar vinculada a programas de atividades físicas que variam desde a formação holística do indivíduo até o desenvolvimento esportivo para a atuação na área de rendimento, passando pela prevenção e tratamento não-medicamentoso de doenças e de complicações relacionadas ao envelhecimento, a manutenção e a recuperação do estilo de vida não-sedentário, a redução dos impactos psicossomáticos da vida moderna, bem-estar, divertimento e prazer na ocupação do tempo livre.
Dessa forma, o profissional em Educação Física estará apto a atuar em academias, nas mais diversas atividades que estas ofereçam, bem como em escolas de natação, clubes sociais, equipes esportivas de alto rendimento, centros comunitários, empresas e hotéis, instituições de reabilitação (geriátricas, carcerárias, hospitais, dentre outras) e outros ambientes, tanto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estará também apto a ser empreendedor, a prestar assessoria e consultoria em técnicas da área.
Documentação para matrícula
- Carteira de Identidade (RG ou CNH)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Título de eleitor;
- Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência.
Matriz curricular
Disciplinas |
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Anatomofisiologia |
Bases Biológicas (Genética e Histologia) |
Introdução à Educação a Distância |
Fundamentos Sociológicos e Filosóficos da Educação Física e do Esporte |
Bases da Oralidade e da Escrita no Ensino Superior |
Dimensões Biológicas e Bioquímicas da Atividade Motora |
Fisiologia da Performance Humana |
Estudos Culturais e Antropológicos (Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais) |
Psychologia aplicada ao Esporte |
Tecnologia da Informação e planilha de dados aplicada à Educação Física |
Educação Ambiental e Sustentabilidade |
Fisiologia da Atividade Motora |
Desenvolvimento Motor e Aprendizagem |
Legislação e Ética Profissional |
Bioestatística |
Cinesiologia e Biomecânica |
Biomecânica do Esporte |
Crescimento |
Educação e Inclusão para Deficientes Físicos |
Metodologia Científica |
Psicomotricidade e Movimento |
Diagnóstico e Avaliação da Educação Física |
Fisiologia do Exercício |
Atividades Físicas para a Terceira Idade e Populações Especiais |
Metodologia do Treinamento Físico-Esportivo |
Atividade Física |
Metodologia do Futebol e Futsal |
Primeiros Socorros e Urgências em Atividades Físicas |
Organização e Administração de Eventos em Educação Física |
Treinamento Esportivo e Condicionamento Físico |
Metodologia do Ensino do Basquetebol e Voleibol |
Metodologia da Ginástica de Academia |
Práticas Corporais Contemporâneas e de Aventura |
Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados |
Metodologia do Handebol |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA II |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
Metodologia do Atletismo |
Disciplina Optativa I |
Saúde Coletiva aplicada à Educação Física |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA III |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
Disciplina Optativa II |
Metodologia das Lutas |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA IV |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA V |
PROJETOS INTEGRADORES |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |