top of page

Sobre o curso

A área da Nutrição é atualmente muito popular e é uma das carreiras mais procuradas na área da saúde. Isso não é surpreendente, uma vez que as pessoas estão cada vez mais interessadas em adotar hábitos alimentares equilibrados e saudáveis. O papel do nutricionista é justamente orientar e personalizar planos alimentares, fornecendo o apoio necessário para que as pessoas mantenham uma dieta rica em nutrientes.

Compreendendo que a orientação de um nutricionista é fundamental para manter a qualidade de vida e cuidar da saúde física e mental, muitas pessoas buscam a assistência e conselhos desses profissionais.

Administração.png

Formas de ingresso

Transfira-se com até 100% de aproveitamento de disciplinas já cursadas.

Transferência

Você pode fazer o vestibular pela internet.

Vestibular

Sua nota do ENEM vale mais.

ENEM

Faça uma nova graduação, com aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente.

2° Graduação

Objetivo

O Curso de Nutrição tem por objetivo formar profissional com visão generalista, com espírito investigativo, crítico, capaz de dominar as competências e habilidades de sua área de atuação, perceber a realidade em que está inserido em suas questões socioculturais, econômicas e ambientais; gerenciar o seu próprio conhecimento de forma permanente e autônoma; conhecimento abrangente em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitando-o para atuação profissional em Nutrição, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida, nos vários contextos de atuação profissional; apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.

Perfil de Egresso

O egresso formado  terá uma formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e Nutrição se apresentam fundamentais para prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Para a elaboração deste eixo educacional, foram consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Nutrição, por meio da Resolução CNE/CNS n° 5, de 7 de novembro de 2001, além da Lei n° 8234, de 17/09/1991, que regulamenta a profissão do Nutricionista.

Campo de Atuação

- Unidade de Alimentação e Nutrição: alimentação escolar e alimentação do trabalhador (Alimentação coletiva).
- Nutrição Clínica: hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.
- Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.
- Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.
- Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos.
- Nutrição em Esportes: clubes esportivos; academias e similares.
- Marketing de Alimentos e Nutrição.

Matriz curricular

bottom of page